O HIGIENISTA ORAL

O higienista oral é um profissional de saúde que, integrado numa equipa, tem como principal função a realização de atividades de promoção da saúde oral dos indivíduos e das comunidades, visando métodos epidemiológicos e ações de educação para a saúde e a prestação de cuidados individuais que visem prevenir e tratar as doenças orais.

A profissão deve ser exercida com plena responsabilidade profissional e autonomia técnica, sem prejuízo da inter-complementaridade ao nível das equipas onde o higienista oral se insere, no âmbito das competências definidas pela legislação em vigor.

Os higienistas orais exercem a sua atividade numa variedade de locais de trabalho. Em adição ao contacto direto com o paciente o higienista oral pode trabalhar em instituições públicas, em marketing, como educador, investigador, administrador ou consultor.

De uma forma geral os higienistas realizam atividades de promoção da saúde oral dirigidas a indivíduos e comunidades e prestam cuidados de saúde oral a todos os segmentos populacionais. A abordagem dos higienistas é influenciada por fatores biopsicossociais e baseia-se num ciclo de intervenção que inclui a avaliação, diagnóstico, planeamento e intervenção.