Formação

O 1º ciclo é direccionado para formar profissionais capazes de prestar cuidados de higiene oral de qualidade a todos os segmentos populacionais, clinicamente aptos para administrar cuidados de prevenção em higiene oral a utentes de todas as idades e colaborar com os membros das equipas de saúde no planeamento, execução e avaliação de programas de saúde comunitários.

A finalidade da formação é fornecer ao aluno uma base científica sólida, para que possa avaliar criticamente e integrar selectivamente as novas descobertas científicas e avanços tecnológicos que emergem na prática profissional.

Esta formação permite aos alunos adquirirem conhecimentos sobre as perspectivas psicossociais e biomédicas da saúde e da doença, competências de pensamento crítico, resolução de problemas, auto-avaliação e aprendizagem ao longo da vida e providenciar uma elevada conduta ética e de qualidade dos cuidados prestados.

A formação pré-graduada compreende um ciclo de estudos de três anos, com 180 ECTS, conferindo o grau de licenciado.

Esta formação oferece uma forte componente prática, capaz de corresponder às exigências actuais da profissão no espaço europeu, e a possibilidade de uma boa integração no mercado de trabalho.

 

1º CICLO

Universidade de Lisboa – Faculdade de Medicina Dentária  (www.fmd.ul.pt)

Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (www.isave.pt)

Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário – Instituto Politécnico de Saúde do Norte – Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (www.cespu.pt)

Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Saúde (www.essp.pt )

 


 

2º CICLO E 3º CICLO

O 2º e 3º ciclo correspondem à formação de mestrado e doutoramento, respectivamente.

A oferta formativa a nível de mestrado académico é vasta embora não específica para profissionais de Higiene Oral. Todos os mestrados abertos a outros profissionais de saúde estão também abertos a Higienistas Orais e passam pela área da Psicologia, Gestão, Comunicação, Educação, Sociologia, etc.

Ao nível do 3º ciclo existe o Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde - Ramo Higiene Oral, na Universidade de Lisboa - Faculdade de Medicina Dentária (www.fmd.ul.pt)

Files: